Even ha Ezer – Os 20 anos do Ministério Ensinando de Sião | Ensinando de Sião

Artigos e estudos

Even ha Ezer – Os 20 anos do Ministério Ensinando de Sião

Even Há Ezer – Até aqui nos ajudou o Eterno! Os 20 anos do Ministério Ensinando de Sião

 

20-anos-ames

 

No último dia 17 de novembro de 2016 o Ministério Ensinando de Sião celebrou seus 20 anos de trabalho em prol do Reino do Eterno. Em um serviço de agradecimento a D-us na Congregação Har Tzion, centenas de pessoas compareceram para rever os 20 anos da AMES por intermédio de discursos dos fundadores, funcionários, amigos e também através da exibição de slides com fotos e momentos importantes da trajetória deste tão singular ministério.

O Ministério Ensinando de Sião foi criado em 1996 pelo rabino Marcelo Miranda Guimarães, e desde o seu nascimento seu objetivo se dividiu em duas frentes: 1. Anunciar e testemunhar Yeshua, o Messias, para ISRAEL e seu povo e 2. Conscientizar à Igreja cristã da importância das raízes judaicas da Fé, combatendo toda forma de antissemitismo e restaurando o lugar de Israel e do povo judeu nos meios teológicos cristãos, aproximando a Igreja de Israel. Tal iniciativa teve início com a tradução e publicação da Revista Israelense: “Teaching from Zion” (Ensinando de Sião), produzida então pelo Ministério de Ensino Bíblico Netivyah sob a presidência do rabino Joseph Shulam. Foi firmada uma parceria onde o Ensinando de Sião seria o representante oficial do Instituto Netivyah na America Latina. Logo, viu-se a necessidade de não apenas traduzir-se os artigos do rabino Shulam, mas também de se produzir conteúdo próprio e específico para a realidade brasileira. A partir de então, o próprio rabino Marcelo começou a escrever dezenas de artigos, que mais tarde dariam origem aos mais de 20 livros escritos por ele e publicados pelo Ministério Ensinando de Sião, incluindo um comentário de cinco volumes da Torá, versículo por versículo, no contexto messiânico.

Rabinos Marcelo Guimaraes e Joseph Shulam celebrando a Festa de Pêssach em um grande teatro de BHte - 1999

Rabinos Marcelo Guimaraes e Joseph Shulam celebrando a Festa de Pêssach em um grande teatro de BHte – 1999

Um ano após a sua criação, em 1997, o Ministério Ensinando de Sião funda uma das primeiras sinagogas de judeus discípulos de Yeshua da América Latina, a Congregação Har Tzion, em Belo Horizonte. Esta veio a se tornar uma referência no movimento Judaico-Messiânico no Brasil, Israel e EUA, atualmente com mais de 500 membros e reconhecida pelas principais organizações judaico-messiânicas do mundo, tal como a UMJC (Union of Messianic Jewish Congregations – EUA), a MJAA (Messianic Jewish American Aliance), o Jewish Voice Ministries, Tikkun International, além do Netivyah Bible Instruction Ministry – ISRAEL, que foi a cofundadora da Congregação Har Tzion em parceria com o Ensinando de Sião.

Entre os anos de 1998 e 1999, Matheus Zandona Guimarães, filho do rabino Marcelo e atual vice-presidente do Ensinando de Sião, recebe um convite do Rabino Shulam para estudar em Israel, sendo discipulado pelo próprio rabino Shulam e apresentado a vários outros judeus messiânicos de lá. Após terminar seus estudos com o rabino Shulam e do idioma Hebraico, Matheus vai para os EUA onde continua seus estudos em teologia com ênfase em estudos Judaicos, regressando no final de 2001. Desde então, o professor Matheus Zandona, como é conhecido, tem atuado juntamente com seu pai e com o Rosh Jorge Rocha (braço direito do rabino Marcelo no pastoreio da Congregação Har Tzion) na condução dos trabalhos do Ensinando de Sião, seja no ensino das escrituras ou na produção de conteúdo para o Ministério.

 

foto-matheus-e-marcelo-israel

Rabino Marcelo e seu filho Matheus durante seus estudos em Israel – 1998

Rosh Jorge Rocha é o braço direito do rabino Marcelo no pastoreio da Sinagoga Har Tzion.

Rosh Jorge Rocha é o braço direito do rabino Marcelo no pastoreio da Sinagoga Har Tzion.

Ao longo desses 20 anos, várias linhas de trabalho foram criadas pelo rabino Marcelo para divulgação dos trabalhos do Ensinando de Sião. Alguns deles são:

– Elaboração do portal ENSINANDO DE SIÃO (www.ensinandodesiao.org.br) , um portal de informação sobre a Comunidade de Judeus Discípulos de Yeshua no Brasil e no Mundo, com artigos e vídeos, atualmente com quase 2000 visitas diárias.

– Produção de literatura de alta qualidade para atender aos interessados na Restauração das Raízes da Fé e no Judaísmo Messiânico. Mais de 20 obras já foram escritas pelo Rabino Marcelo e outras traduzidas de grandes autores no meio judaico-messiânico, tais como o Rabino Joseph Shulam.  (www.ensinandodesiao.org.br/loja)

Algumas das literaturas escritas e publicadas pelo Ensinando de Sião.

Algumas das literaturas escritas e publicadas pelo Ensinando de Sião.

– Sinagoga Har Tzion – Belo Horizonte – fomentando um ambiente judaico onde judeus e não-judeus discípulos de Yeshua podem adorar em liberdade e unidade. Hoje a Sinagoga Har Tzion é a maior Congregação Judaico-Messiânica da América Latina. (www.ensinandodesiao.org.br/congregacao-har-tzion/)

Sinagoga Har Tzion, onde Judeus e gentios vivem em comunhão, respeitando suas diferenças e celebrando sua unidade.

Sinagoga Har Tzion, onde Judeus e gentios vivem em comunhão, respeitando suas diferenças e celebrando sua unidade.

– Celebração das Principais Festas Judaicas em grandes auditórios para o público Cristão.

Celebração da Festa de Pêssach no Teatro do Minas Centro - BHte - Abril/1999

Celebração da Festa de Pêssach no Teatro do Minas Centro – BHte – Abril/1999

– Grupo Musical Judaico-Messiânico Hallel, hoje com 03 CDs e dezenas de canções judaico-messiânicas de composição própria, além do grupo de danças Judaicas “Israel Chai”.  (www.ministeriohallel.com.br)

– Parceria com a escola “Messianic Jewish Bible Institute” (Instituto Bíblico Judaico Messiânico) – EUA, com uma escola local em Belo Horizonte e também com o curso à distância entre os anos de 1999 e 2012. Mais de 3000 alunos formados com dezenas de líderes e rabinos messiânicos dos EUA e ISRAEL como professores.  (www.cates.com.br)

– Criação do Grupo Teatral “Tehilatô”, que através da arte leva o amor a ISRAEL combatendo o antissemitismo. (www.tehilato.org)

– Criação da ABRADJIN (Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição) que busca levar conhecimento sobre a influência judaica no processo de colonização do Brasil, auxiliando todo e qualquer descendente de judeus perseguidos pelo Santo Ofício a restaurar sua identidade. (www.abradjin.org.br)

– Organização do Congresso Anual: “Restaurando as Raízes da Fé”, completando no ano que vem sua 11ª edição. O Ensinando de Sião organiza esse evento para líderes cristãos de várias partes do planeta, criando uma oportunidade para o aprendizado das Escrituras no contexto original com palestrantes do Brasil, Israel, EUA e outros países. Uma excelente oportunidade para que Igrejas das mais variadas denominações e estilos conheçam e se relacionem com líderes do movimento judaico messiânico mundial. As inscrições para a próxima edição já estão abertas no site: Congresso da Restauração

Mais de 600 líderes do Brasil e outros países participam das edições anuais do Congresso da Restauração.

Mais de 600 líderes do Brasil e outros países participam das edições anuais do Congresso da Restauração.

– Criação da TVSIAO.COM, um portal na internet voltado para a divulgação de vídeos, estudos e documentários produzidos pelo Ministério Ensinando de Sião e também por outros judeus Messiânicos de ISRAEL e dos EUA. Atualmente, a TVSIAO conta com um cadastro gratuito de pessoas que acompanham o trabalho do Ensinando de Sião, recebendo conteúdo exclusivo e a transmissão AO VIVO pela internet dos Serviços religiosos na Sinagoga Har Tzion. Hoje, a TVSIAO.COM já conta com mais de 10.000 associados. (www.tvsiao.com)

– Criação do CATES (Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião) que oferece o curso de Especialização em Teologia da Restauração para todos os interessados nas raízes da fé. Mais de 30 matérias gravadas em alta qualidade e disponibilizadas online através do site: www.cates.org.br

Formandos posam para a foto oficial - a maior e melhor formatura em toda a história do Ensinando de Sião

Formandos do CATES posam para a foto oficial. Formando agentes da Restauração!

– Criação do canal de estudos no Youtube, com centenas de estudos e vídeos gratuitos que abordam a restauração e a visão judaico-messiânica. Atualmente, o canal do Ensinando de Sião no youtube conta com 19.000 inscritos e mais de 2 milhões e trezentas mil visualizações. (www.youtube.com/tvsiaobrasil)

– Criação da “Escola de Hebraico”, um portal na internet dedicado ao ensino do hebraico bíblico e da cultura judaica, auxiliando milhares de pessoas a estudarem as Escrituras no idioma original. A Escola de Hebraico do Ensinando de Sião já formou mais de 3500 alunos. www.escoladehebraico.com

– Criação do Primeiro Museu da História da Inquisição, com sede em Belo Horizonte, que reúne um acervo único de livros, documentos, gravuras, microfilmes e outros, para divulgar e comprovar a influência judaica na colonização do Brasil, além de tornar conhecida a perseguição sofrida por judeus brasileiros, portugueses e espanhóis pela chamada Inquisição Católica. O Museu da História da Inquisição é hoje referência mundial no assunto, recebendo visitantes de várias partes do planeta, principalmente ISRAEL e comunidades judaicas de várias partes do Brasil. (www.museudainquisicao.org.br)

O Primeiro Museu da História da Inquisição é hoje referência no Brasil e no mundo.

O Primeiro Museu da História da Inquisição é hoje referência no Brasil e no mundo.

“Somos totalmente gratos ao Eterno por esses 20 anos, pois sabemos que o sustento e a unção vêm apenas Dele. Seguimos firmes nos propósitos dados ao Ensinando de Sião, a saber, trabalhar em prol da redenção de Israel e auxiliar a Igreja a restaurar suas raízes bíblicas e Judaicas. Os primeiros 20 anos foram de grandes desafios, mas também de grande crescimento e semeadura de muitas ‘sementes’. Oramos ao Eterno para que nos próximos 20 anos possamos continuar cumprindo Seu propósito no Brasil, Israel, EUA, Portugal e vários outros países nos quais nosso Ministério já está presente, apregoando o Messias Yeshua e a Redenção de Israel e seu povo. Nas palavras do profeta Shmuel (Samuel): ‘Even Há Ezer – até aqui tem nos ajudado o Eterno’”, afirmou o presidente e fundador do Ensinando de Sião, o rabino messiânico Marcelo M. Guimarães.

O professor Matheus Zandona, vice-presidente do Ministério Ensinando de Sião, complementa: “Nosso agradecimento primeiramente a D-us, por Seu sustento e direcionamento, e especialmente a todas as pessoas que apoiam nosso trabalho no Brasil e em Israel, acompanhando nossas programações, orando e intercedendo por nós e nos sustentando espiritualmente e com recursos financeiros para que possamos continuar cumprindo a tão importante obra colocada em nossas mãos. Contamos com todos vocês para que nos próximos 20 anos possamos avançar ainda mais rumo à Restauração de Todas as coisas, anunciada pelos profetas e pelos apóstolos. Restauração já!!!”.

Em todas essas iniciativas, o Ministério Ensinando de Sião apregoa a visão da restauração de Israel e da Igreja, servindo ao Corpo de Yeshua e promulgando as Boas Novas do Reino do Eterno entre nós. “Kadima” Ensinando de Sião! Sigam em frente rumo à Restauração de todas as coisas e ao retorno de nosso Rei Mashiach Yeshua!

“Bendito és Tu Adonai, nosso D-us Rei do Universo, que nos deu vida e nos sustentou, e nos fez alcançar esta época”.

Prof. Matheus, Rabino Shulam e rabino Marcelo em conferência na Finlândia. Restaurando as raízes da fé!

Prof. Matheus, Rabino Shulam e rabino Marcelo em conferência na Finlândia. Restaurando as raízes da fé!

 

Equipe Ensinando de Sião

 

P.S se você ainda não conhece o trabalho do Ensinando de Sião, entre em nosso site e seja um parceiro na Restauração de Israel e da Igreja. www.ensinandodesiao.org.br

Autor:

Nascido em 1977, Matheus é descendente de Judeus com origem na Itália e em Portugal. É graduado em Comunicação Social (PUC-MG) tendo também estudado teologia com ênfase em Estudos Judaicos (EUA) e Hebraico e Cultura Judaica (Israel). Atua como professor na Sinagoga Har Tzion, em Belo Horizonte, desde 2001. Atualmente, é vice-presidente do Ministério Ensinando de Sião – Brasil, diretor do CATES (Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião), da TVSIAO.COM e um dos líderes da Sinagoga Har Tzion. Matheus é casado com Tatiane e tem dois lindos filhos, Daniel e Benjamin. (facebook.com/mzandonna)

Conheça a nossa loja