A meditação na Palavra de Deus e os benefícios que ela nos traz | Ensinando de Sião

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A meditação na Palavra de Deus e os benefícios que ela nos traz

Por Marcelo M. Guimarães (*)

            A moderna tecnologia da informação existente nos dias de hoje, advinda da automação das máquinas, aparelhos eletrônicos, computadores e a infinidade de aplicativos tem facilitado muito a nossa vida diária: – quer quando estamos em casa, quer quando nos deslocamos para o trabalho, atendemos um celular, estudamos, trabalhamos, quando vendemos ou compramos ou mesmo quando nos divertimos e em momentos de lazer etc. A tecnologia eletrônica está em nosso derredor. Entretanto, constata-se que a vida emocional e espiritual do homem tem se deteriorado cada vez mais. É um paradoxo! A Suécia, por exemplo, é um país que ocupa a posição de número três em termos de melhor qualidade de vida do planeta, mas por outro lado, também é o país onde se encontra um alto número de suicídios. Na própria Suécia, segundo as estatísticas, 75% de sua população se declara adepta ao ateísmo. O percentual daqueles que se dizem cristãos praticantes está abaixo de 4%. Esta é a situação da Europa também, berço do cristianismo, que tanto propagou e lutou pela expansão das boas novas. Mas, por quê? A grande verdade é que a humanidade vive sob um estresse e ansiedade constantes que abrem portas para inúmeras doenças da alma, como a depressão, a solidão, a tristeza, a insegurança, engendrando um desiquilíbrio emocional e social. Como consequência, cada vez mais os consultórios de psiquiatras e psicólogos estão cheios de pessoas que buscam ajuda. Constata-se também que aqueles que creem em D´us e seguem os caminhos de Yeshua, não estão isentos dos males deste século. Mas, por quê? A falha está nas igrejas? Nos lares? Nos líderes? Na falta de oração? Ou na falta de entendimento correto das Sagradas Escrituras? O que podemos fazer para nos apropriarmos da cura pelo poder da Palavra de D´us que nos fortalece e nos capacita para enfrentar os desafios que o mundo nos traz?

              Neste artigo, eu gostaria de apresentar uma antiga ferramenta muito usada pelos reis e profetas do Antigo Testamento, a Meditação. Tenho me perguntado: – por que os crentes não têm o costume de meditar? Por que muitos têm medo da meditação? Por que há tanto tabu como se a meditação fosse algo exclusivo das religiões esotéricas? Por que os crentes têm dificuldades em ter um tempo diário para meditar, se concentrando na Palavra de D´us? Por que o seguidor de Yeshua tem dificuldade de aprender a linguagem do silêncio? O que a Bíblia nos ensina sobre a meditação? Quais os benefícios imediatos que a meditação e os momentos de reflexão e de oração nos trazem? Sobre esses tópicos, eu gostaria de fazer um breve comentário.

              Jó dizia: “Na verdade tu destróis a reverência, e impedes a meditação diante de D´us.” (Jó 15:4).

O rei David reverbera a importância da meditação quando diz: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face, Senhor, Rocha minha, Redentor meu (Sl 19:14) …Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me regozijarei no Senhor (Sl 104:34) …A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será entendimento (Sl 49:3) …Oh! quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo (Sl 119:97);

Podemos ver também o Apóstolo Pedro meditando: “Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: eis que dois homens… (At 10:19).

              Mas, o que é meditar? No hebraico é zakar[1] (rkz): pensar, meditar, dar atenção, lembrar, relembrar, mencionar, declarar, proclamar, invocar, comemorar. Zeker, significa lembrança. A maioria das ocorrências de zakar na Bíblia diz respeito a ações mentais, sem nenhuma referência a atos externos correspondentes, como por exemplo, quando David diz: “medito em Ti nas vigílias da noite” (Sl 63:6). Uma alusão ao ato de meditar, implicando estar no estado de vigília, de concentração, atenção, em quietude, relembrando, pensando, invocando ou declarando algo do coração.

Outro termo no hebraico para se referir ao ato de meditar é Siach (jyc), meditar, refletir, conversar e queixar-se. O termo derivativo, Seach, quer dizer pensamento. Portanto, uma reflexão silenciosa faz parte da meditação…” De noite lembro-me do meu cântico, consulto com o meu coração e examino o meu espírito.” (Sl 77:6).

O estado de vigília e de meditação são um tempo propício para examinar a si mesmo, retirar o que nos perturba, se libertar do peso que assedia a nossa alma, a nossa mente. Paulo diz: “Examine, pois, o homem a si mesmo…” (I Co11:28). Portanto, a meditação é uma forma de orar, de adorar e de entrar em sintonia com D´us, o Criador de todas as coisas. Meditar é deixar o coração falar, ouvir o Espírito de D´us falar ao nosso âmago, às entranhas do nosso ser. Neste momento de comunhão com D´us, nossa intuição espiritual é ativada e podemos perceber o recado de D´us que nos dar instrução, sabedoria de ação e, sobretudo, a segurança e paz. Percebe-se que Yeshua se valia de sua intuição, agindo sempre no momento certo. “Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é D´us? Mas, Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: por que arrazoais desse modo em vossos corações? A conclusão que eu chego é que Yeshua vivia sempre num estado de sintonia com o Pai, entendendo e discernindo cada momento a direção e a orientação divina. Os evangelhos nos transmitem que o estilo de vida de Yeshua era de constante meditação e oração. Nada neste mundo roubava seu estado de concentração e de comunhão com o Pai. “Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.” (ICo 6:17).

Meditar é também ficar em silêncio.

Muitas vezes precisamos parar um pouco, ficar em silêncio. Nossa vida é cercada de muito barulho. Os programas de TV e as rádios são muito barulhentas; há excesso de propagandas num tom estridente e rápido que nos incomoda e acaba penetrando em nossa mente. Você já percebeu que os ambientes em geral são cercados de um algum som? Os restaurantes, os parques de diversão, no trânsito caótico onde as buzinas fazem parte do tráfego, as motos com o ronco de seus motores, o falar alto das pessoas que transitam apressadamente pelas ruas das cidades, os vendedores ambulantes que gritam na expectativa de chamar atenção de um novo freguês ou mesmo quando um vizinho decide colocar um som extremamente alto, incomodando a redondeza. Estamos vivendo num mundo barulhento. Portanto, será sempre bem-vindo um momento de silêncio e de paz, quando podemos ouvir a voz do nosso coração, examinando nossos pontos vulneráveis, falhos e até mesmo algum tipo de pecado não percebido na correria do dia a dia. Momento de meditação e de silêncio não é para relembrarmos dos tristes fatos passados dos quais já fomos libertos. Paulo nos exorta quando diz: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo” (IICo5:17). Tão pouco meditar é sonhar com um futuro que nunca se tornará realidade, o que serve de alimento contínuo à ansiedade. Assim sendo, o momento de meditação deve vir sempre acompanhado de paz, eliminando, sobretudo, o estresse e a tensão. Yeshua é o príncipe da paz, o Sar Shalom, que nos faz deitar em pastos verdejantes, nos guiando mansamente às águas tranquilas (Sl 23). Paulo nos enche de esperança quando afirma: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de D´us, que excede todo o entendimento e guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus. Quanto mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp 4:6-8). Nisso pensai, mas em que? naquilo que é verdadeiro, afastando toda a mentira que nos cerca. Naquilo que é honesto, eliminando o que é desonesto, que nos ludibria e engana. Naquilo que é justo, correto e reto, abolindo toda injustiça que superabunda no mundo. Naquilo que é puro, subtraindo a impureza e a iniquidade. Naquilo que é amável e de boa fama, pois nos distancia da maldade, da calúnia e difamação. Naquilo que é virtude e que nos aperfeiçoa, nisso pensai. Pensar é uma forma de meditar, de gerar virtudes, evitando que fraquezas e imperfeições ocupem espaço em nossa vida.

Momentos de meditação na santa Palavra nos aproxima da comunhão com o Criador, de quem fomos criados à Sua imagem e semelhança. Portanto, desenvolvemos a visão correta sobre as coisas e sobre o mundo, apropriando de atributos da natureza Dele, como a bondade, a paciência, a sabedoria, a mansidão, o amor, a alegria, criando um clima propício para a felicidade e a prosperidade.

Meditar é desenvolver a arte de vencer o ego, o lado negativo do eu, que limita a espiritualidade e estreita o nosso relacionamento com o Pai eterno. É exercer o domínio próprio e controlar a mente, se apropriando dos frutos do Espírito (Gl 5:22). Meditar sobre os poderosos feitos de D´us, além de expressar nossa gratidão, nos conduz a sempre fazer mais para si e para aqueles que nos cercam. O rei David diz: “Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos.”(Sl 77:12).

Quais são os benefícios da meditação na Palavra de D´us? Há cura?

            Não há como deixar de extrair inúmeros benefícios quando meditamos na Palavra de D´us, pois ela é, sobretudo, fonte de poder. Ela gera bênçãos quando falada e mesmo quando oramos em silêncio. Ela nos traz vida, energia, fé para vencermos os desafios diários. Examinar a si mesmo como recomendado pelo Apóstolo Paulo (I Co11:28) traz a cura do corpo, da alma e do espírito a partir do momento que reconhecemos nossos pontos fracos, nossos defeitos e até mesmo de pecados ocultos. Eu creio que o melhor da meditação é produzir um arrependimento contínuo, nos libertando das mazelas que pesam e assediam a nossa alma, nossa mente. Assim, a meditação deve nos levar ao arrependimento para que as portas do céus estejam sempre abertas, nos trazendo todo sortimento de bênçãos quando tocamos o trono da graça e da misericórdia do Pai. Considerando que muitas das enfermidades do corpo tem origem na psiquê do homem, sede do intelecto, das emoções, das ambições e desejos, a meditação na Palavra de D´us renova a nossa mente, alinhando os pensamentos, gerando mudanças de atitudes que solidificam o nosso estilo de vida em testemunho do viver pela fé. A oração acompanhada da meditação torna nosso alimento diário, afastando a entropia que nos cerca, nos oprime e desarmoniza nossa vida.

Mas, como meditar?

            Eu não tenho uma fórmula de como fazê-la. Entretanto, podemos meditar na Palavra de D´us em todos os lugares e situações, quer reservando um lugar onde você esteja tranquilo, de preferência sozinho ou quer mesmo fora de casa. Mesmo que você medite somente por 15 minutos diários, constatará os inúmeros benefícios que ela lhe traz. O importante é que ela seja agradável a D´us: – “Seja agradável a minha meditação; eu regozijarei no Senhor.” (Sl 104:34).

David gostava de meditar em seu leito: “quando me lembro de Ti no meu leito e medito em Ti nas vigílias da noite.” (Sl 63:6). Ou seja, não há um lugar definido para se meditar e imagino que até no meio de uma multidão é possível discernir e ouvir a voz de D´us.

Você pode meditar caminhando, observando a natureza cheia de vida. As árvores com infinitas tonalidades de verde, cada célula que respira absorve o CO2 e fornece o O2, proporcionando que tudo em redor cresça e se multiplique. O solo rico em minerais e compostos orgânicos garante a vida a todos que dela dependem. A chuva que rega a terra seca é a mesma que forma os lençóis de água para depois se transformarem em nascentes de caudalosos rios rumo aos oceanos. Tudo é vida. Os pássaros que voam, levando liberdade em suas asas, louvando ao Criador. Os insetos que vivem na terra ou no ar cumprem também o seu divino propósito. Tudo tem vida, tudo funciona, tudo está em perfeita harmonia com o ecossistema. Meditar é perceber que estamos cercados de vida que preserva o reino animal e vegetal. O simples fato de observar, admirar as formas de vida ao longo de um caminho, por exemplo, já é suficiente para que o nosso ser esteja também em sintropia com a divina natureza. Porém, triste é perceber que seres humanos, imbuídos em seus próprios problemas e interesses e apegados às coisas que lhe cercam, não são capazes de perceberem a vida ao seu redor. D´us nos cercou de vida para que pudéssemos expressar e testemunhar a Sua grandeza. Entretanto, a humanidade caminha em sentido contrário a vida, se drogando e se matando, guerreando consigo mesmo e com os outros. O mais trágico é perceber que em pleno século XXI, há governantes tiranos, ambiciosos e cruéis para com os seus compatriotas, guerreando para estender o seu domínio e poder às nações vizinhas. É a entropia do mundo e tudo isto alimentará sua apocalíptica destruição. O mundo caminha para a desordem generalizada como consequência de seu afastamento do Criador e de Suas leis que regem a vida e o universo.

            Ler a Palavra e deixar que o Ruach HaKodesh (Espírito Santo) fale ao seu coração, ao seu espírito lhe trará inúmeros benefícios. Examinar o seu espírito (Sl 77:6) é de suma importância. Estamos cercados de idolatria, de magia, de cultos àqueles que já se partiram deste mundo, de necromantes, adivinhadores, de falsos profetas que propagam suas filosofias mentirosas etc., tudo isto contamina o nosso espírito. As coisas ruins do mundo impregnam nossa mente e se não deletadas frequentemente, acabam trazendo diversas enfermidades de fundo psicossomático.  Portanto, a meditação na Palavra de D´us nos leva à uma constante avaliação do estado do nosso espírito, alma e corpo. A santa Palavra nos exorta: “Abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio D´us de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nossos Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, e ele também o fará.” (II Te 5:23).

            Depois de um tempo de meditação, cheio do Espírito de D´us, ore em voz alta, como o próprio Yeshua fez: “E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!” (Jo11:43). Que todos nós possamos também dizer em voz alta para nós mesmos: vem para fora e tome posse da verdadeira Vida que D´us nos tem dado.

Assista esta ministração em vídeo, acessando:

(*) Marcelo Miranda Guimarães, fundador do Ministério Ensinando de Sião e da Congregação Har Tzion de Belo Horizonte-MG


[1] Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento – R. Laird Harris, Gleason L. Archer,Jr. Bruce K. Waltke – São Paulo: Editora Vida Nova,1998

Autor:

Rabino messiânico ordenado pelo Netivyah Bible Instruction Ministry – Jerusalem-Israel. Fundador do Ministério Ensinando de Sião e da Congregação Har Tzion em Belo Horizonte.

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