Luz para as nações…
6º Congresso Internacional Restaurando as Raízes da Igreja rumo ao 1º Século – BHte
Ocorreu em Belo Horizonte, MG, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, o 6º Congresso Internacional Restaurando a Igreja Rumo ao 1º Século, organizado pelo Ministério Judaico-Messiânico Ensinando de Sião. Destinado à líderes cristãos interessados na Restauração da fé cristã e na re-aproximação da Igreja com Israel, o Congresso Restauração contou com ilustres palestrantes especialmente convidados para esta 6ª edição, dentre eles o rabino messiânico Joseph Shulam (Presidente do Ministério Netivyah e líder de uma das primeiras congregações de Judeus discípulos de Yeshua do moderno Estado de Israel) e o Dr. David Stern, tradutor da Bíblia Judaica e autor do Comentário Judaico do Novo Testamento (ambos já publicados em língua portuguesa). Estiveram presentes também o filho do Rabino Joseph Shulam, Barry Shulam, o autor Victor Escroingnard (judeu messiânico residente em Jerusalém) e o empresário chinês Tony Tam, que veio diretamente de Hong Kong onde divulga entre a Igreja da Ásia o movimento de “Retorno a Jerusalém”.
Entre os quase 600 participantes, estiveram presentes líderes e representantes de inúmeras denominações evangélicas e grupos independentes de vários estados do Brasil e América Latina, incluindo líderes de congregações Judaico-Messiânicas. O tema escolhido para o congresso este ano foi “Plantados na Casa do Senhor – Deus, Israel e a Igreja“, e todas as palestras ministradas tiveram como pano de fundo o entendimento pleno do papel da Igreja em relação a Israel e o povo Judeu, bem como a necessidade de restauração da fé cristã com base nos princípios promulgados por Yeshua e pelos Apóstolos no primeiro século da era cristã.

Recorde de público na 6ª edição do Congresso Internacional. A Restauração já é um fenômeno eclesiástico nacional e internacional!

Dr. David Stern é homenageado pela Editora Vida pelo excelente trabalho de tradução da Bíblia Judaica, sucesso de vendas entre o público brasileiro
“Pela graça do Eterno de Israel esta 6ª edição superou todas as anteriores em qualidade e também em quantidade de participantes. Nossa intenção, como judeus messiânicos, é abençoar a Igreja de Cristo com o que consideramos um aspecto importantíssimo: a restauração do relacionamento entre judeus e não-judeus. Tal restauração abrange desde o aspecto relacional entre estes grupos, como também aspectos teológicos. A apresentação do contexto original das Escrituras elucida em muito os ensinos dos apóstolos e do próprio Yeshua (Jesus). Se a razão de nossa escolha como Judeus foi para sermos “luz para as nações” (Is 42:6), temos que assumir esta responsabilidade de forma ainda maior por sermos judeus discípulos de Yeshua, abençoando a Igreja e guiando-a de volta às suas raízes Bíblicas e Apostólicas. Não estamos interessados em ‘judaizar’ a Igreja, e somos definitivamente contra tal prática. O que queremos é ver a Igreja novamente em sua plenitude, vivenciando uma realidade onde Judeus e gentios são cheios do Espírito de Deus, operando maravilhas, ensinando uma só doutrina e implantando o Reino de Deus na Terra. Somos parte do Corpo de Cristo e este evento anual que organizarmos para a Igreja nacional visa reforçar esta identidade”, afirmou o idealizador do evento e fundador do Ministério Ensinando de Sião, rabino messiânico Marcelo Miranda Guimarães.

O fundador do Ministério Ensinando de Sião, rabino Mess. Marcelo M. Guimarães, fala da importância de judeus e gentios como família de Deus (Ef 2:19)

Dr. David Stern fala sobre a importância do contexto judaico das Escrituras para o discípulo de Cristo

O Chinês Tony Tam fala sobre o movimento de “Retorno a Jerusalém” nas Igrejas da China, Coréia e Japão, fenômeno muitas vezes desconhecido pela Igreja do ocidente
Lançamentos
Durante o evento tivemos também o lançamento nacional de duas grandes obras literárias publicadas pelo Ensinando de Sião: Plantados na Casa do Senhor, de Joseph Shulam, e A Odisséia Sefaradita, de Victor Escroignard. Plantados na Casa do Senhor aborda de maneira simples e ao mesmo tempo profunda a visão da Restauração, suas características e aspectos teológicos diversos. Um verdadeiro compêndio teológico de fácil leitura que abençoará tremendamente todos aqueles que buscam o retorno a uma fé e doutrina genuínas. “Escrevi este livro sob a perspectiva única de judeus messiânicos israelenses, buscando confrontar debates históricos com a verdade da Bíblia em seu contexto judaico. Plantados na Casa do Senhor é um livro de fácil leitura que explora o relacionamento que Deus tem com o Seu povo, seus papéis complementares e o grande plano para redimir a criação da idolatria e do pecado, restaurando Seu reino à Terra. É leitura ‘obrigatória’ para todos os que desejam entender o que é o verdadeiro Movimento da Restauração”, disse o autor Joseph Shulam.
Já o livro “A Odisséia Sefaradita” relata um fantástico trabalho de pesquisa sobre os judeus de origem sefaradita (portugueses e espanhóis), abordando também o aspecto profético de sua restauração ao seio da nação judaica. “Resgatar o legado sefaradita, sua crença, suas tradições e costumes torna-se um desafio para entendermos não só a história desses milhões de judeus remanescentes espalhados pelo mundo, mas sobretudo, para entendermos o momento profético em que vivemos e ainda viveremos. No Brasil, milhões de pessoas são descendentes desses judeus portugueses que ajudaram a colonizar o país. Hoje, muitos tem sentido o desejo de restaurar suas raízes como parte de um chamado profético de Deus para reunir novamente o Seu povo dos quatro cantos do planeta. Este livro revela a história pouco conhecida dos judeus cristãos novos ou “marranos”, perseguidos implacavelmente pela Inquisição Católica, mas que estão prestes a ressurgir das cinzas das fogueiras para serem recebidos na terra que mana leite e mel, a terra de Israel”, disse o autor Victor Escroignard. Ambos os livros podem ser adquiridos no site do Ensinando de Sião: www.ensinandodesiao.org.br

Rabino Marcelo e seu filho Matheus recebem uma dedicatória especial do Dr. David Stern na Bíblia judaica Completa
O CCJM – Conselho das Congregações Judaico-Messiânicas do Brasil
Também durante o 6º Congresso, foi anunciada a criação do CCJM – Conselho das Congregações Judaico-Messiânicas do Brasil, com o intuito de unir, potencializar e oficializar o movimento Judaico-Messiânico no Brasil. Tendo em sua primeira diretoria os principais líderes do Movimento Judaico-Messiânico em território nacional, o CCJM reunirá congregações judaico-messiânicas e trabalhará junto com congregações não-judaicas que desejem uma parceria e unidade com os judeus messiânicos brasileiros. O CCJM já nasce com reconhecimento nacional e internacional, tendo como parte de seu conselho diretor os seguintes líderes: Rabino Joseph Shulam (Israel), Dr. David Stern (Israel), Rabino Daniel Juster (Israel – co-fundador da UMJC e presidente do Ministério Tikkun), Rabino Russ Resnik (EUA – secretário geral da UMJC – Union of Messianic Jewish Congregations) e Rabino Jonathan Bernis (ex-presidente da MJAA – Messianic Jewish American Aliance e presidente do ministério Jewish Voice). A diretoria do CCJM é composta por: Rabino Mess. Marcelo M. Guimarães – Presidente, Rosh Eduardo Stein Maroniene – Secretário, Rosh Gilberto Branco – Tesoureiro, além dos suplentes: Matheus Zandona, Ludwig Goulart e rosh Jair Amaral (líder da Congregação Sar-El, em Curitiba). “Nosso objetivo não é dividir nem excluir, mas fortificar o movimento judaico-messiânico no Brasil. A idoneidade daqueles que se apresentam como rabinos ou como judeus messiânicos, seu embasamento doutrinário nas Escrituras bem como as filiações que lhes dão o devido reconhecimento e legalidade, são aspectos importantíssimos para qualquer movimento judaico-messiânico ao redor do mundo. Por isso uma organização como a CCJM é de extrema importância. A criação da CCJM é a concretização de um antigo sonho, e há anos eu e meus colegas oramos e planejamos este conselho. Temos certeza que este é um grande passo não só para o movimento judaico-messiânico no Brasil, mas também para Israel”, afirmou o presidente do CCJM, rabino messiânico Marcelo Miranda Guimarães. Para maiores informações, o site do CCJM é: www.ccjm.org.br.
A realização e o sucesso do 6º Congresso Internacional da Restauração mostram que a Igreja brasileira segue no mesmo viés de comunidades cristãs ao redor do mundo, respondendo ao chamado profético do Espírito de Deus para a Sua Igreja: Restaurar suas raízes Bíblicas e Apostólicas, reaproximando-se de Israel e do povo Judeu (principalmente do Judeu-Messiânico), tomando posse da verdadeira identidade comprada e conquistada através da obra do Messias, na qual foi aproximada à Comunidade de Israel, feita co-herdeira e co-participante com os judeus nas promessas e alianças, concidadã com os Santos, família de Deus. Sigamos rumo à restauração de todas as coisas e ao retorno glorioso de nosso Senhor e salvador Yeshua: Restauração já!
P.S os DVDs das palestras ministradas durante o 6º Congresso em breve estarão disponíveis em nosso site: www.ensinandodesiao.org.br