Os 22 anos da Congregação Har Tzion | Ensinando de Sião

Artigos e estudos

Os 22 anos da Congregação Har Tzion

וְאָנֹכִי וּבֵיתִי נַעֲבֹד אֶת־יְהוָה׃

(Js 24:15)

Quanto a mim e minha casa, serviremos ao Eterno!

Neste mês de setembro/2019, a Sinagoga Har Tzion completa 22 anos de existência. Considerada hoje a congregação judaico-messiânica de maior porte na América Latina, a Har Tzion tornou-se referência não só em território nacional, mas também em várias partes do mundo. Reconhecida por renomadas organizações de judeus discípulos de Yeshua como a UMJC – Union of Messianic Jewish Congregations, MJAA – Messianic Jewish Aliance of America, Jewish Voice, Tikkun International, MJBI – Messianic Jewish Bible Institute e outras, a Congregação Har Tzion segue rumo ao seu objetivo maior: ser um local onde judeus podem expressar livremente sua fé em Yeshua vivendo e adorando ao Eterno como seus antepassados, preservando assim a eterna aliança entre D-us e Israel. Além de famílias judaicas, a Har Tzion também congrega várias famílias de descendentes de judeus e também não-judeus que foram chamados para auxiliar na importante obra de restauração de Israel e das nações.

A Congregação Har Tzion foi fundada em setembro de 1997 pelo rabino Marcelo M. Guimarães, que na época era executivo de primeiro escalão em uma multinacional e dividia seu tempo entre as atividades do trabalho e o desejo de iniciar um ministério judaico messiânico que pudesse apregoar a visão da restauração das raízes da fé. Pela graça do Eterno, a Har Tzion teve seu primeiro serviço oficial durante uma cerimônia de Tevilá (batismo) de várias pessoas que já acompanhavam o trabalho de seu fundador. Na ocasião, estava presente também o rabino Joseph Shulam, de Jerusalém – ISRAEL, que incentivou Marcelo a oficializar o nascimento de uma das primeiras sinagogas de Judeus discípulos de Yeshua da América Latina. Ao batizar a última pessoa no dia 07 de setembro de 1997, o rabino Shulam proferiu as palavras que hoje ressoam em nossos corações: “Está estabelecida hoje, para a glória do Eterno, a primeira sinagoga de Judeus discípulos de Yeshua de Belo Horizonte! Baruch ata Adonai, Eloheinu Mélech há Olam, shehecheiânu vekiemânu vehiguiânu lazman hazê. Bentido sejas Tu, Eterno nosso Deus, Rei do Universo, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar até a presente época”.

Rab. Marcelo na inauguracão da Congregação Har Tzion – Set/1997.
Rabino Shulam na recém-fundada Sinagoga Har Tzion – 1998
Serviço inaugural da Har Tzion – 07 de setembro de 1997.

Com suas atividades concentrando-se em reuniões de Érev Shabat (sexta à noite) e sábados à tarde (estudos da Torá), o rabino Marcelo M. Guimarães vê seu pequeno salão se tornando cada vez menor frente ao grande número de pessoas que visitavam a Congregação. Era um desejo genuíno de se conhecer mais sobre as raízes da fé e sobre os judeus discípulos de Yeshua. Sua esposa Rosangela e seus pais, Mário e Maria, tiveram papel muito importante logo nos primeiros anos. Seu filho mais velho, Matheus, que desde os 13 anos de idade ajudava a família nas reuniões caseiras de estudos bíblicos, ajudava o pequeno grupo conduzindo canções e músicas durante os primeiros serviços na Har Tzion.   

Com o crescimento das atividades, o Eterno envia vários irmãos e irmãs que se uniriam a visão e ajudariam o rabino Marcelo no trabalho de pastoreio do rebanho. Entre esses, estão nossos queridos Jorge e Bida, que desde então ajudam na liderança da casa. Ainda em 1998, Matheus sente o desejo de trocar sua profissão como oficial do Exército e estudante de engenharia para morar em Israel, sendo discipulado pelo rabino Shulam. Após seu regresso, Matheus e seu pai começam a moldar as bases da identidade da congregação, buscando fazer da Har Tzion um local autenticamente judaico e, ao mesmo tempo, acolhedor a pessoas que não possuíam origem judaica mas gostariam de aprender e adorar em um ambiente judaico.

O rabino Marcelo envia seu filho Matheus para estudos em ISRAEL – Ago/1998.

Hoje, mais de duas décadas depois, a Har Tzion conta com mais de 600 membros, muitos desses judeus e também descendentes de judeus. Há também uma grande quantidade de não judeus que se uniram à visão de restauração de Israel e das nações, simbolizando o chamado profético de Israel de ser “bênção para as famílias da Terra” (Gn 12:3). Judeus vivendo como judeus, não-judeus vivendo como não-judeus, mas simbolizando um só povo, a família do Eterno. (Ef 2:19);

Vários trabalhos são feitos para divulgar ao máximo a visão da Restauração apregoada pela Har Tzion, tais como:

– Transmissão AO VIVO pela internet de nossos principais estudos, serviços e Festas, possibilitando a milhares de pessoas acompanharem a programação do Ensinando de Sião de várias partes do Brasil e do mundo através do portal www.tvsiao.com;

– Educação infantil no contexto judaico-messiânico através do CBIHT (Centro de Ensino Bíblico Infantil da Har Tzion);

– Educação judaico-messiânica para adolescentes e jovens adultos através do grupo Shôresh;

– Criação de cursos teológicos como o MJBI (Messianic Jewish Bible Institute) e o CATES (Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião) os primeiros a lançar a teologia judaico-messiânica na América Latina;

– Criação da Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus da Inquisição – ABRADJIN, auxiliando milhares de brasileiros a descobrirem suas raízes (www.abradjin.org.br);

– Ministração e composição de música judaico-messiânica através do Grupo Musical Hallel; (www.ministeriohallel.com.br)

– Ministração e criação de coreografias de danças judaicas através do Grupo Israel Chai;

– Apresentação de peças e sketches teatrais através do Grupo Tehilatô; (www.tehilato.com.br)

– Ensinos semanais abertos ao público sobre as Escrituras em seu contexto judaico original, demonstrando Yeshua como Messias e o cumprimento das profecias anunciadas na Torá, nos Escritos e nos Profetas de Israel;

– Celebração pública das principais Moedim (Festas Bíblicas);

– Ministração de cursos e palestras abertas ao público;

– Realização de conferências e congressos internacionais sobre as raízes da fé;

– E muitos outros…

Tendo seu modelo de trabalho baseado na comunidade relatada no livro de Atos dos Apóstolos, a Sinagoga Har Tzion segue em frente rumo à tão sonhada restauração de todas as coisas e da restauração do Reino a ISRAEL, tendo o Rei Yeshua reinando de Sião para todas as nações. “E perseveravam na Torá dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.” (At 2:42-44)

Agradecemos ao Eterno por esses 22 anos profícuos e abençoados. Agradecemos também a você, que tem nos apoiado nesse árduo e importante trabalho de restauração de Israel e das nações.

Sigamos então rumo à restauração de TODAS as coisas, à renovação dos nossos dias como nos dias da antiguidade. Shalom e Feliz aniversário Sinagoga Har Tzion!

Se você ainda não conhece a Congregação Har Tzion em Belo Horizonte, venha nos fazer uma visita (ligue para 31 3498-1761). Queremos convidar você a ser um PARCEIRO no trabalho de RESTUARAÇÃO apregoado pela Har TZION no Brasil, ISRAEL e no mundo! A redenção de ISRAEL resultará na redenção de todo o mundo (Rm 11:15) – Contamos com a sua ajuda! (clique aqui e saiba como).

Autor:

Matheus Zandona Guimarães é descendente de Judeus com origem na Itália e em Portugal. Graduado em Comunicação Social, estudou teologia com ênfase em Estudos Judaicos nos EUA e Hebraico e Cultura Judaica em Jerusalém - Israel. É vice-presidente do Ministério Ensinando de Sião – Brasil, diretor do CATES (Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião), da TVSIAO.COM e um dos líderes da Sinagoga Har Tzion em Belo Horizonte. Matheus é casado com Tatiane e tem dois lindos filhos, Daniel e Benjamin. (facebook.com/mzandonna)

Conheça a nossa loja